Cotrijal apresenta cooperativismo agropecuário para bolsistas estrangeiros
Pesquisadores de vários países conheceram a estrutura da Cotrijal

Por
27/06/2025 10h44

A Cotrijal recebeu, nesta segunda-feira, dia 23 de junho, a visita de bolsistas da Austrália, Canadá e Chile. Os pesquisadores fazem parte do Programa de Foco Global, promovido pela rede Nuffield Internacional. Através do programa, eles passaram seis semanas no Brasil conhecendo sistemas de produção, inovações e desafios do agronegócio. 

 

“Esse programa visa que os bolsistas tenham uma visão global do agronegócio e consigam aplicar todo esse conhecimento em suas localidades”, explicou Guilherme Oliveira, bolsista brasileiro da Nuffield que acompanhou os estudantes. A visita ao Rio Grande do Sul teve o objetivo de mostrar os sistemas de produção agropecuária característicos do estado, principalmente considerando o porte pequeno a médio da maioria das propriedades gaúchas. Eles também puderam conhecer diferentes modelos de negócios desenvolvidos no estado, indústrias e soluções inovadoras.


Enquanto referência no cooperativismo agropecuário, a Cotrijal apresentou sua trajetória, estrutura e as características do sistema cooperativo. “Eles conseguiram absorver muito conhecimento de como o cooperativismo funciona aqui no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, e como agrega aos produtores rurais”, disse Oliveira.


Os bolsistas se surpreenderam com a abrangência da atuação da Cotrijal e os diferentes segmentos atendidos pela cooperativa, que está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 79 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, TRR, complexo de 32 lojas, 15 supermercados e um atacado. A apresentação também abordou a Expodireto Cotrijal, além do projeto de intercooperação Soli3, que instalará uma indústria de processamento de soja com planta para produção de biodiesel, em parceria com a Cotripal e Cotrisal, em Cruz Alta/RS.

menu
menu