RURAL
Projeções para a avicultura e a suinocultura mostram que setores devem fechar 2020 com números positivos
   
Diversos destes números são recordes históricos

Por Assessoria de Imprensa
10/12/2020 08h25

A produção, as exportações e o consumo per capita de carne de frango, carne suína e de ovos devem encerrar 2020 com números positivos. É o que apontam os estudos e projeções apresentados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (09), por meio de videoconferência.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, diversos destes números são recordes históricos. É o caso da produção de carne de frango, da produção e das exportações de carne suína, e da produção e consumo per capita de ovos. “Apesar do momento altamente desafiador vivido neste ano — com custos em patamares históricos e os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia — a avicultura e a suinocultura do País fecharão o ano com resultados positivos. Ao mesmo tempo em que apoiaram o abastecimento de alimentos em meio à crise, fomentaram novas oportunidades de trabalho e a economia de centenas de cidades onde estão instaladas. Um impacto direto na economia nacional”, avalia Santin.   

Avicultura (frango) - De acordo com a ABPA, a produção brasileira de carne de frango poderá alcançar até 13,8 milhões de toneladas em 2020, alta de 4,2% em relação às 13,245 milhões de toneladas produzidas em 2019.

Já as exportações do setor poderão chegar a 4,23 milhões de toneladas. O número é 0,5% superior em relação ao registrado no ano passado — quando foram embarcadas 4,214 milhões de toneladas.

Com isto, a disponibilidade total prevista para o mercado interno deve chegar a 9,6 milhões de toneladas, volume 6,3% maior em relação ao mesmo período de 2019 (9 milhões de toneladas). O consumo per capita deverá chegar a 45 quilos em 2020. O  resultado é 5% maior do que o registrado em 2019, quando foram 42,84 quilos.

Avicultura (ovos) - Dobrando de tamanho ao longo da última década, conforme os levantamentos da ABPA, a produção de ovos deve alcançar 53,5 bilhões de unidades produzidas em 2020. Isso significa um aumento de 9,1% na comparação com o resultado do ano passado, quando foram produzidas 49 bilhões de unidades.

Já o consumo per capita do setor deverá alcançar 250 unidades neste ano: 8,7% a mais que o registrado em 2019, com 230 unidades.

Suinocultura – Conforme os números levantados pela ABPA, a produção brasileira de carne suína poderá alcançar até 4,3 milhões de toneladas neste ano. Um resultado 8% maior do que o registrado em 2019 (3,983 milhões de toneladas).

Já as exportações deverão, pela primeira vez, superar a casa de 1 milhão de toneladas, com total previsto de até 1,03 milhão. O número é 37% superior às 750 mil toneladas embarcadas em 2019.

No mercado interno, a disponibilidade total poderá totalizar 3,3 milhões de toneladas, número até 2% superior ao registrado em 2019 (3,233 milhões de toneladas). O consumo per capita deverá acompanhar o crescimento vegetativo da população, estabilizado em 15,3 quilos.

FATORES - Na avaliação do presidente da ABPA, assim como em 2019, a crise sanitária de Peste Suína Africana — que impactou o rebanho suíno da Ásia, de parte da Europa e da África — seguiu impulsionando as exportações brasileiras de aves e de suínos. “As nações asiáticas se consolidaram como principais importadoras das carnes de aves e de suínos do Brasil, e foram os principais vetores do resultado do ano nos dois setores”, explica.

Outro grande fator de impacto nos setores produtivos foi a pandemia de Covid-19. “No mercado interno, o programa de auxílio do Governo Federal foi determinante para a garantia de acesso às proteínas nos núcleos da população mais impactados pela redução da atividade econômica”, indica Santin. 

“No mercado internacional, os impactos no fluxo de passageiros retraiu a importação de grandes destinos islâmicos da proteína animal do Brasil, como os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita — especialmente no auge da crise pandêmica nestes países. Com a diminuição dos casos e retorno gradativo do turismo nestas nações, temos observado melhora significativa na venda destes mercados”, completa o diretor de Mercados, Luis Rua. 

CAMPANHA SOBRE SUSTENTABILIDADE 

Nesta quarta-feira, a ABPA também lançou a campanha “Good Food for People and Planet”, uma ação internacional que busca demonstrar os compromissos da avicultura e da suinocultura do Brasil com a preservação do meio ambiente.

Traduzida em cinco línguas (inglês, mandarim, alemão, espanhol e francês), a campanha reforça as características das indústrias brasileiras de aves e de suínos, localizadas fora do Bioma Amazônico, com características próprias de ambiência e uso de recursos que as colocam entre os setores com um dos menores índices de impacto ambiental da avicultura e da suinocultura mundial — e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Acompanhe o vídeo da ação (versão em português): https://www.youtube.com/watch?v=9OD7T77NZko 

EXPORTAÇÕES JAN-NOV 2020

Carne de frango – As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram em novembro 350,7 mil toneladas. O volume é 5,6% superior ao registrado no mesmo período de 2019, quando foram exportadas 332 mil toneladas.

Em receita, as exportações de novembro alcançaram US$ 476,8 milhões, número 11,3% inferior ao mesmo período do ano passado (US$ 537,5 milhões).

No acumulado do ano, as vendas de carne de frango mantêm alta de 0,69%, com 3,849 milhões de toneladas embarcadas entre janeiro e novembro de 2020 e 3,823 milhões de toneladas no mesmo período de 2019. A receita em dólares acumulada no período é de US$5,543 bilhões. O resultado é 12,8% menor em relação ao registrado em 2019, com US$ 6,358 milhões.

Carne suína – Os embarques de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) chegaram a 87,5 mil toneladas em novembro. Isso significa um aumento de 31,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado: 66,4 mil toneladas.

Em receita, a alta das exportações do décimo primeiro mês do ano chega a 35,7%, com US$ 202,7 milhões de dólares, contra US$ 149,3 milhões em novembro de 2019.

No acumulado de janeiro a novembro de 2020, as vendas internacionais de carne suína chegaram a 940,9 mil toneladas, um crescimento de 39,5% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram exportadas 674,2 mil toneladas. 

E, pela primeira vez na história, as exportações de carne suína do Brasil ultrapassaram a casa de dois bilhões de dólares, chegando a US$ 2,079 bilhões. Resultado 47,1% maior que os US$ 1,413 bilhão realizados entre janeiro e novembro de 2019.

PERSPECTIVAS PARA 2021  

Conforme as projeções determinadas pela ABPA, a produção brasileira de carne de frango poderá alcançar até 14,5 milhões de toneladas em 2021, número que superaria em 5,5% os números totais previstos para 2020. Já as exportações deverão chegar a 4,35 milhões de toneladas, superando em até 3,6% o total que deverá ser exportado pelo Brasil em 2020. No mercado interno, a disponibilidade do produto pode chegar a 10,1 milhões de toneladas (+6,5%), com consumo per capita de até 47 quilos (+4,4%). 

Já a produção brasileira de ovos deverá manter o ritmo de crescimento no próximo ano, com total de 56,2 bilhões de unidades, número 5% superior ao previsto para 2020. O consumo de ovos deve seguir em crescimento, chegando a 265 unidades em 2021, o que significa uma alta de 6% em relação à 2020. 

Por fim, a produção de carne suína poderá totalizar 4,4 milhões de toneladas em 2021. O número é cerca de 3,5% superior à produção projetada para 2020. Segundo o mesmo período comparativo, a alta esperada para as exportações de 2021 poderá alcançar até 10%, com total de 1,1 milhão de toneladas previstas. No mercado doméstico, a oferta poderá chegar a 3,32 milhões de toneladas, saldo até 3% maior que as projeções para 2020. E o consumo per capita poderá apresentar alta de até 2%, chegando a 15,6 quilos. 

“A pressão asiática por carne de frango e carne suína do Brasil deverá se manter em patamares elevados em 2021. Ao mesmo tempo, há expectativa de retomada por importadores relevantes, como é o caso das Filipinas. Também é esperada a renovação da cota de importação pelo México no próximo ano. O efeito “Olimpíadas” também deve favorecer as vendas para o Japão — país que é presença constante entre os três principais destinos de carne de frango. Por fim, tanto no exterior quanto no mercado doméstico, é esperado um significativo impacto positivo decorrente da retomada econômica, com a superação dos efeitos da pandemia”, completa o presidente da ABPA, Ricardo Santin. 

   

  

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