GERAL
Apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados
   
A eleição contou com a interferência aberta do presidente

Por Uirapuru
02/02/2021 09h04

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados até 2022. O deputado alagoano foi eleito na noite desta segunda-feira (1º) em primeiro turno, com 302 votos.

Arthur Lira foi apoiado por um bloco formado por 11 partidos (PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante) e tomou posse do cargo logo em seguida à divulgação do resultado.

A eleição contou com a interferência aberta do presidente Jair Bolsonaro, que distribuiu R$ 3 bilhões de emendas a mais de 250 deputados e 35 senadores, além de acenar com a destinação de, pelo menos, três ministérios aos aliados.

Depois de fazer um discurso de conciliação, Arthur Lira determinou como primeiro ato, a revogação do bloco partidário do seu adversário Baleia Rossi, impedindo que os partidos que integravam esse bloco como o PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede, tenham participação na composição dos demais cargos da Câmara.

Lira marcou para hoje, às 16h, uma nova eleição para os dois vice-presidentes; os quatro secretários; e os quatro suplentes de secretários.

O novo presidente considerou fora do prazo o pedido destes partidos para para adesão e formalização do bloco de Rossi. Esses partidos haviam argumentado que tiveram problemas técnicos para enviar o pedido pouco antes do prazo final, ao meio-dia desta segunda-feira.

A formação dos blocos parlamentares influencia a distribuição dos cargos da Mesa. A decisão significa que nenhum dos partidos que apoiou Rossi, terá participação na Mesa Diretora.

Grupo de Rossi, promete ir ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu