TAPEJARA
Prefeito BIG conquista parceria inédita com o Governo do Estado
   
Município receberá um terreno do Daer, para quitar dívidas com a Saúde

Por Assessoria de Imprensa
19/04/2021 09h50

Nos dias 13 e 14 de abril, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (BIG), juntamente com o chefe de Gabinete, André da Silva e o procurador jurídico, Leonardo Frigeri, estiveram em Porto Alegre para participar de reuniões com integrantes do Governo do Estado, na busca por recursos e investimentos para o município.

Na primeira agenda na capital, os gestores se reuniram com o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, onde foi firmada uma parceria inédita com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Programa Negocia RS. A parceria consiste na doação de um terreno do Daer para o município de Tapejara como forma de quitar dívidas do Estado no repasse de recurso para a saúde do município. O secretário Busato ainda se comprometeu em lutar pela reversão do uso do terreno do antigo Fórum para o município de Tapejara, solicitação essa também feita pelo prefeito.

 

Daer

Também durante a estadia na capital gaúcha, a comitiva tapejarense esteve reunida com o chefe de gabinete da Direção Geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Pablo Teixeira. Na oportunidade, o prefeito BIG solicitou o início do processo de municipalização de um trecho de 2,6 quilômetros da ERS-467. "Este trecho é compreendido entre o trevo da Avenida Sete de Setembro, saída para Ibiaçá, até a Linha Calegari. Nossa ideia é construir uma grande avenida até a comunidade, com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres. Além disso, poderemos dar maior segurança e trafegabilidade para quem se dirigir até às empresas localizadas às margens da rodovia”, comentou o prefeito.

Ainda na oportunidade, foram tratados assuntos referentes ao projeto técnico de asfaltamento da ERS-430, entre Tapejara e Charrua e também da autorização para que o município faça a limpeza e roçada das laterais da ERS-430, no trecho entre Tapejara e Santa Cecília do Sul.

 

Segurança pública

Durante a viagem a Porto Alegre, o grupo esteve reunido com representantes dos comandos da Brigada Militar e também da Polícia Civil na busca por novos efetivos policiais para Tapejara. “Buscamos junto à Brigada Militar a vinda de quatros policiais militares para reforçar a segurança de nosso município e também o envio de novos agentes da Polícia Civil, em vista de que a corporação presta atendimentos nos demais municípios da microrregião”, explicou.

 

Agricultura

Outra importante agenda dos gestores municipais foi realizada com a primeira mulher a assumir a Secretaria Estadual de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Na audiência com Silvana Covatti, foi solicitada a autorização para que o município de Tapejara participe do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) neste ano de 2021. O PAA tem o objetivo de fomentar, junto às cooperativas e produtores da agricultura familiar, o cultivo e a venda de produtos in natura e também processados, para projetos sociais do município. No encontro com a secretária foi solicitada a regularização de cinco poços artesianos, perfurados pelo Estado em 2014 no interior do município e também a perfuração de dois novos poços nas comunidades de Linha Três e Vila Campos. “Também articulamos a destinação de três veículos usados, mas em boas condições de uso, para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Este pedido foi feito porque a Secretaria Estadual de Agricultura está renovando parte da sua frota”, explicou BIG, enfatizando que as reuniões na capital gaúcha tiveram grande importância para o encaminhamento de outras demandas para o município. 

 

Saúde

Na Secretaria Estadual da Saúde, BIG agradeceu a destinação de R$ 204 mil, por parte do Governo do RS para custear a implantação de cinco leitos de suporte ventilatório pulmonar no Hospital Santo Antônio (HSA). O recurso já está publicado na portaria SES nº284/2021 e logo será transmitido ao HSA para que seja feito o aporte. “Também aproveitamos para agradecer o repasse de R$ 360 mil, em duas parcelas, para as ações realizadas pela Central de Atendimento à Covid-19”, conclui BIG.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu