TAPEJARA
Tapejara volta às aulas com ensino presencial e remoto
   
Na rede pública municipal de Tapejara, a Secretaria de Educação (SMEDEC), anunciou que seguirá o decreto do Estado com modelo híbrido.

Por Assessoria de Imprensa
30/04/2021 15h28

Com alegria e motivação a comunidade escolar tapejarense vai retomar as aulas de forma presencial e remota. Após a publicação do decreto 55.856, com mudanças no modelo de distanciamento controlado e a adoção da bandeira vermelha no Estado, foi autorizado o retorno do ensino presencial em todos os níveis e modalidades.

Na rede pública municipal de Tapejara, a Secretaria de Educação (SMEDEC), anunciou que seguirá o decreto do Estado com modelo híbrido.

De acordo com o secretário de Educação, professor Paulo Cesar Langaro, as equipes diretivas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações. “Toda a equipe está motivada e organizando esta retomada escalonada do ensino presencial. Todos os protocolos serão rigorosamente seguidos desde a entrada no transporte escolar os ambientes escolares”, garante o secretário.

Retorno será gradual

O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos alunos ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

Na Educação Infantil, como creches, pré-escola, 1º e 2º anos as aulas já estão em andamento.

No dia 05/05 de maio, o retorno é para os 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e no dia 10/05 de maio os anos finais do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano além do EJA Ensino Fundamental.

Confira as orientações para o planejamento do retorno às aulas presenciais:

1. As equipes diretivas deverão reorganizar o espaço físico escolar, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelo Estado por meio da Portaria Conjunta 01/2020 SES/SEDUC;

2. Junto ao COE-E Local / Direção / Coordenação Pedagógica deve organizar os responsáveis pelos protocolos sanitários no espaço escolar para retorno presencial;

3. Distribuir cartazes informativos nos espaços de circulação e uso comum com os protocolos sanitários;

4. Reunir e acolher professores e servidores para explicar o modelo organizacional híbrido/ tempo e protocolos sanitários; a. Revisar quadro de recursos humanos de professores e servidores para o atendimento presencial e, em caso de afastamento, imediatamente entrar em contato com o setor responsável a que pertence; b. As atividades dos professores serão distribuídas entre as aulas presenciais e aulas remotas, respeitando a carga horária estabelecida. c. Os professores, com o apoio das equipes diretivas, deverão realizar o planejamento das atividades a serem realizadas no retorno presencial, considerando as orientações das Equipes Diretivas.

5. Garantir o contingente de servidores para a limpeza e alimentação em número para a o atendimento aos alunos que retornarão presencialmente;

6. Definição de horário alternado e protocolos de entrada e saída para cada ano/série, com o objetivo de evitar aglomerações. a. Definir o escalonamento de acordo com a capacidade dos espaços escolares cumprindo o distanciamento de 1,5m;

7. Atualizar dados de contato dos familiares (responsáveis) dos estudantes, na secretaria da escola; a. Os pais e responsáveis que decidirem neste momento pelo não retorno dos estudantes às aulas presenciais poderão rever essa decisão a qualquer momento; b. As equipes diretivas deverão reforçar as ações de Busca Ativa para o resgate dos estudantes que perderam o contato com suas escolas durante a pandemia.

8. Listar os alunos que retornarão presencialmente, por turma, e de acordo com o escalonamento previamente estabelecido; a. Estabelecer horário diferenciado e protocolos de entrada e saída para cada ano/série (dentro das possibilidades da escola); b. Organizar se o transporte escolar de forma a atender as regras do distanciamento e protocolo.

9. Organizar horários/tempo dos alunos e professores por turma para o planejamento das aulas para o modelo presencial e remoto. A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por 3 horas presenciais e 1 hora remota. Já no Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser composta por 3 horas presenciais e 2 horas remotas.

10. Dar publicidade à comunidade escolar, pelos diversos meios de comunicação disponíveis, orientando os procedimentos a serem adotados no ambiente escolar; informando a organização dos grupos de retorno e deixando claro os critérios utilizados para esta organização em consonância com o quadro de professores e Conselho escolar, devidamente registrado, com a participação do COE-E Local (escola) e coordenação Pedagógica;

11. Os estudantes que permanecerem apenas no modelo remoto deverão participar das aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula. Aqueles que tiverem dificuldades para a utilização da plataforma deverão ter acesso aos conteúdos por meio da retirada de materiais físicos nas escolas, mediante agendamento e obedecendo os protocolos sanitários;

12. Reunir e promover ação de acolhimento aos alunos quando do seu retorno, dando ênfase a questões sanitária, pedagógica e socioemocional;

13. Demarcar os espaços da escola para utilização comum, conforme protocolos sanitários (atentar para a diferença de distância com máscara - em sala de aula, e sem máscara - para alimentação);

14. Organizar uma sala para isolamento, separada das demais no espaço da escola, para ser utilizada caso haja necessidade em função de sintomas conforme previsão no Plano de Contingência;

15. Organizar mapa de alimentação escolar conforme a demanda/necessidade, inclusive adotando todas as providências necessárias (Exemplo: compra de gêneros alimentícios, materiais para distribuição do alimento pronto, etc);

Orientações Sanitárias

As orientações sobre os protocolos sanitários a serem seguidos constam na Portaria Conjunta 01/2020 SES/SEDUC.

• Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes.

• As salas de aula deverão permitir a circulação de ar.

• Higienizar rotineiramente todos os espaços da escola com circulação de pessoas, com atenção especial para as superfícies que são tocadas frequentemente (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.

• Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza, como materiais escolares ou alimentos, durante a realização de suas atividades presenciais.

• O percentual de ocupação de cada escola será diretamente relacionado à área útil do ambiente escolar, respeitando o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metro (o que condiz com teto de ocupação de 1 pessoa a cada 2,25 metros quadrados de área útil).

• As instituições de ensino que não estiverem adaptadas às orientações sanitárias por parte do governo deverão manter as aulas no modelo remoto até que sejam concluídos os ajustes necessários.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu