TAPEJARA
Emancipacionista Waldomiro Debastiani é homenageado em Tapejara
   
O momento foi marcado pela emoção

Por Assessoria de Imprensa
10/08/2021 14h27

No dia em que Tapejara comemorou seus 66 anos de Emancipação Político-Administrativa, 09/08, uma homenagem muito especial foi prestada aos emancipacionistas, por meio do tapejarense Waldomiro Debastiani. Aos 90 anos de idade, ele é o único residente em Tapejara das 122 pessoas presentes na assembleia realizada ainda em 1953 que assinaram a ata e escolheram os membros da Comissão Emancipacionista.

O momento foi marcado pela emoção quando o homenageado recebeu, das mãos do prefeito Evanir Wolff (BIG), uma placa e a lembrança dos 66 anos do município. Em suas palavras para o homenageado, o prefeito destacou a importância do momento para o resgate histórico e lembrou a todos os que deram os primeiros passos para tornar Tapejara um município arrojado como é hoje. “Waldomiro Debastiani foi um dos emancipacionistas visionários que deixou um legado de lutas, de coragem para nossa Tapejara”, mencionou o prefeito.

Homenageado

Debastiani, emocionado, agradeceu a homenagem e falou, em breves palavras, algumas lembranças da época. “Num primeiro momento não foi possível a emancipação. Somente em 1955 tivemos a vitória do SIM. Tínhamos que cuidar para os que estavam contra não vencessem. A votação pelo SIM ou NÃO foi no antigo Clube Comercial, onde hoje é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Quando anunciaram o resultado, foi uma alegria para todo mundo. Foi uma grande festa quando o SIM venceu, naquele dia chuvoso”, lembrou Debastiani.

O filho do homenageado, Wanderlei Luiz Debastiani agradeceu o reconhecimento e disse que o pai sempre conta, com muito orgulho, as histórias dos 66 anos e das famílias que ajudaram a construir esse legado.

Ainda, em seu pronunciamento, o prefeito lembrou dos seus familiares como o seu bisavô Johann Christian Lamb, que fizeram parte como desbravadores ainda muito tempo antes da emancipação e também de seu avô Waldemar V. Lamb, um dos integrantes dos emancipacionistas. “Lá atrás, com poucas condições e poucos recursos, todas estas pessoas tiveram uma atitude que mudaria a história de Tapejara, trazendo o progresso e o desenvolvimento com a emancipação. Uma grande batalha e luta do passado e que hoje o povo de Tapejara agradece”, considerou.

O vice-prefeito Rodinei Bruel, Gipe, parabenizou a todos os tapejarenses pelos 66 anos de Tapejara e ao homenageado. Agradeceu a todas as pessoas que ainda estão vivas e que também participaram do momento na época da emancipação, principalmente as que votaram SIM e deram a chance de Tapejara ser o que é hoje.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, destacou a importância de escutar a história dos antepassados, fato que também aconteceu no momento em que a Câmara prestou a homenagem aos 11 primeiros ex-presidentes do legislativo, junto às comemorações do aniversário de Tapejara.

A emancipação

A primeira tentativa da emancipação não foi exitosa e somente em 1955 o SIM foi vencedor e Tapejara tornou-se município. A Diretoria da Comissão formada em 1953 foi composta por: presidente, Olmar Domingos Simoni; vice-presidente, Miguel Tabbal, 2° vice-presidente, Alcides Bertoglio; 1° secretário, Tranqüilo Basso; 2° secretário, Tibério Francisco Amatéa; 1° tesoureiro, Giácomo Marin; e 2° tesoureiro, Vendelino Träsel.

Durante a manhã de homenagens, aconteceu também uma live com o cantor e compositor João Chagas Leite.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu