TAPEJARA
FAT trabalha para validar o ano letivo com ensino de qualidade, apesar da COVID-19
   
Instituição realiza ações à distância desde o mês de março

Por Assessoria de imprensa
26/06/2020 15h43

Com as hashtags #aEducaçãoNãoPara e #aFATnãoPara a FAT – Faculdade e Escola norteou suas ações durante a pandemia da COVID-19. De natureza presencial, a instituição que atua da Educação Infantil até a Pós-Graduação teve suas atividades impactadas pelo distanciamento físico. As incertezas quanto à possibilidade ou não da retomada das aulas presenciais vem acontecendo desde o dia 20 de março.

Apesar do contexto adverso, a FAT optou por não aguardar decisões políticas e legais e procurou, o mais breve possível, adaptar-se. Nos diferentes níveis de ensino diferentes estratégias foram adotadas com o objetivo de minimizar ao máximo as perdas com a aprendizagem. “Não ter aulas presenciais não foi uma escolha”, explica a diretora da instituição, Milena Berthier Bandeira, “mas foi uma escolha usar os recursos de tecnologia migrando da sala de aula da instituição para a sala das residências dos nossos alunos para que os processos de ensino aprendizagem não fossem interrompidos, evitando o comprometimento do calendário letivo”, explica.

Ensino Superior e Técnico

No Ensino Superior e Técnico a continuidade das aulas se deram de forma remota conforme o cronograma presencial. Plataformas como Classroom, Zoom e Meet foram usadas pelos professores e alunos no desenvolvimento de conteúdos, explicações, orientação de atividades individuais e coletivas.

Educação Básica

O público adulto, com mais autonomia e já inserido em algumas ferramentas digitais usadas por alguns docentes da FAT anteriormente à pandemia, adaptou-se mais rapidamente ao contexto. No caso da Educação Básica, foi necessário compreender as necessidades e fases do desenvolvimento de cada turma para então fazer escolhas quanto aos meios pedagógicos a serem adotados nesse período.

Parcerias

A parceria da FAT com a Escola da Inteligência e o sistema de ensino Ético possibilitaram a imediata continuidade das aulas por já existir uma plataforma com os conteúdos em formato digital, banco de atividades e recursos para ensino à distância. Mas a modalidade EaD se tornou complementar com o uso da Plurall. “Do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio os alunos seguiram tendo aulas conforme cronograma escolar, ou seja, das 07:40 às 11:40 de segunda a sexta e mais a carga horária complementar de acordo com a turma no turno inverso. Professores e alunos encontram-se numa sala de aula virtual e a aula acontece”, relata a diretora. O novo espaço de aprendizagem não comprometeu o avanço nos conteúdos. “Num comparativo com o mesmo período do ano passado, as turmas/disciplinas estão nos mesmos capítulos da apostila, por exemplo”, conta Milena.

Estratégias

No caso da Educação Infantil e Ensino Fundamental I a organização pedagógica seguiu outro planejamento. Por se tratar de crianças, o acesso aos recursos de tecnologia demanda da presença e intermédio das famílias ou de pessoas que estão com as crianças, nem sempre pessoas com habilidades no uso das ferramentas digitais. Além dos alunos, professores também precisaram repensar suas formas de ensinar. A partir disso, a FAT organizou cronogramas diários de atividades enviados semanalmente às famílias contemplando todas as disciplinas que o nível de ensino oferece: Percepções de Mundo, Musicalidade, Inglês, Movimentos, Educação Socioemocional. As atividades orientadas aconteceram através da apostila, aulas gravadas pelos professores e mais encontros virtuais da turma buscando a socialização, esclarecer dúvidas, explicar conteúdos.

Aplicativo FAT

Além do Whatsapp, a FAT em 2020 passou a ter aplicativo próprio. O recurso intensificou e qualificou a comunicação entre a instituição e seus alunos e famílias responsáveis, no caso da Educação Básica. Também se tornou uma ferramenta fundamental num outro momento importante do processo de ensino aprendizagem: a avalição. Através da integração com o sistema acadêmico da TOTVs, o acesso ao desempenho individual se tornou mais ágil e visualmente atrativo e de fácil compreensão.

Retomada

A instituição segue acompanhando as definições e orientações dos órgãos competentes e já trabalha num contexto de possível retomada após o período do recesso escolar que foi antecipado (04 a 19 de julho). A diretora da FAT, Milena Berthier Bandeira, representa as instituições de ensino particulares no COE-E, Centro de Operações de Emergências em Saúde para a Educação no âmbito municipal. A FAT também está em fase de aprovação do seu Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle que apresenta as ações que a FAT já está realizando e que atendem às orientações e recomendações na prevenção à COVID-19.

 

   

  

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