TAPEJARA
Trevo no km 6 da ERS-463 será realidade em Tapejara
   
Obra viária vai melhorar acesso e impulsionar a economia local

Por
23/06/2025 10h20

Nesta semana, o deputado estadual e secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, anunciou que o  governador Eduardo Leite autorizou a construção do trevo no km 6 da ERS-463, em Tapejara. A obra, que será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes, é aguardada com grande expectativa pela comunidade local, será executada pelo Grupo Agrodanieli, por meio da empreiteira de pavimentação MPX, com prazo de conclusão estimado em até oito meses. 

A viabilização do projeto ganhou força a partir do encontro intermediado por Sossella em 27 de novembro de 2023, quando o governador Eduardo Leite recebeu, no Palácio Piratini, os empresários Adelírio e Rafael Danieli (Agrodanieli), o prefeito de Tapejara, Big, o secretário Jackson Silva, o vice-presidente da Coprel, Elso Scariot, e a gerente da Cooperativa Aurora, Rogenir de Lemes. Na ocasião, foi discutida a importância da obra para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.

Gilmar Sossella explica que desde então, diversas audiências e tratativas com o diretor-geral do Daer, engenheiro Luciano Faustino, com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella e com representantes do setor privado resultaram na adequação do projeto de engenharia e sua aprovação. Agora, com a autorização oficial do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trevo sairá do papel.

“Após mais de 12 anos de mobilização, vamos conquistar a tão sonhada construção do trevo na ERS-463. Temos muito orgulho em ter contribuído com mais essa conquista para Tapejara, fruto do diálogo e da articulação com o governador Eduardo Leite e com lideranças locais. É uma vitória coletiva que impulsiona nossa economia e garante mais segurança e infraestrutura para todos”, afirma Sossella.

A construção irá ocorrer por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), que permite que a iniciativa privada execute obras com contrapartida via abatimento do ICMS a recolher junto ao Estado.

O novo trevo beneficiará diretamente os trabalhadores da Agrodanieli, da Cooperativa Aurora, da Coprel, da RGE, bem como moradores das localidades do Caravaggio, Santa Rita e todos os usuários da rodovia. O secretário Sossella ainda afirma que “A obra representa um importante passo para a segurança viária e para a expansão dos investimentos na região, como os R$ 250 milhões recentemente anunciados pela Agrodanieli, fortalecendo o setor agroindustrial”.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu