GERAL
Coasa é uma das cooperativas gaúchas anfitriã da Imersão em Cooperativismo Pré-COP30
   
Programação é promovida pela OCB

Por
24/07/2025 15h44

Nesta segunda-feira, dia 21 de julho, a Coasa recebeu a visita de uma comitiva de imersão da COP30. A conferência das partes da convenção-quadro das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças no Clima, vai acontecer no mês de novembro, na cidade de Belém, no Pará. A vinda da missão foi intermediada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) junto à Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS). A comitiva foi integrada por representantes de diferentes Ministérios, bem como, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Banco Mundial e da própria ONU.

O grupo foi recepcionado na Sede Administrativa da Coasa, em Água Santa. Acompanharam os visitantes o presidente, Orildo Germano Belegante; o vice-presidente Roberto Felini; a superintendente administrativa, Aline Perozzo Bacega, e integrantes dos setores comercial, auditoria e técnico. A comitiva conheceu a história e evolução da cooperativa e o panorama atual do sistema de produção e composição do quadro social. Outro destaque foi a apresentação de programas da cooperativa, como o Nosso Solo Nossa Colheita, Mulheres Coasa e Consumo Sustentável. Os resultados e o andamento destes projetos impressionaram os visitantes. No final, foi aberto espaço para perguntas. 

A gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, revelou que foi uma grata surpresa conhecer Coasa. “A cooperativa demonstrou o seu papel, desde o formato da sua construção como mutirão, com altíssimo faturamento e tantas famílias cooperadas. Um trabalho lindo na assistência técnica e na cobertura do solo, inclusive sendo premiada por isso. Até a atuação com mulheres e jovens. Estou certa que os participantes dessa imersão ficaram encantados com o trabalho da Coasa”, disse ela.  

Conforme o gerente de relações institucionais da OCERGS, Tarcísio Minetto, a cooperativa fez uma apresentação maravilhosa pois trabalha com os seus associados tendo uma visão sistêmica. “É uma visão de sustentabilidade dos programas, desde cuidado com o solo, passando pelo incentivo aos jovens e a inserção das mulheres. Toda a atuação num contexto de prestar um bom serviço aos associados. Inclusive, isso vai para a discussão da COP 30. Isso na visão da OCERGS é o caminho correto. Claro que tem desafios, mas, a Coasa tem toda uma estrutura de assistência técnica, gestão e sustentabilidade social que é o principal objetivo de uma cooperativa”, avaliou o gestor.

O oficial principal de promoção comercial para a América Latina e o Caribe da ONU, René Alárcon, declarou que está sendo educacional a oportunidade de aprender sobre as cooperativas brasileiras e os impactos que elas têm sobre as pessoas. “Dizem que os lugares onde tem cooperativas tem mais crescimento econômico e cuidam mais do meio ambiente, que são temas importantes. A confiança que os cooperados têm na Coasa é muito clara. A honestidade e a transparência são coisas que ficaram evidentes. Acredito que é uma cooperativa que tem muito a ensinar a muitas cooperativas de todo o continente sul-americano”, elogiou ele. 

A assessora do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas nos EUA, Rosemary Anne Lane, revelou que está é a primeira vez que está visitando cooperativas no Brasil. “Fiquei impressionada com o desenvolvimento gerado pela Coasa em sua região de atuação. No entanto, o que mais me chamou a atenção foram os seus programas de suporte, que cuidam desde do solo, dão estímulo à permanência dos jovens no campo e incluem com protagonismo as mulheres. Além disso, seus índices são excelentes”, revelou ela.

Para o presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, foi uma honra receber os integrantes da comitiva, com várias instâncias governamentais, representantes da sociedade civil e entidades internacionais para trabalhar e conhecer a experiência da cooperativa como um todo, na sua história, na sua trajetória. “Foi uma honra ser escolhida em nível nacional como a única cooperativa na área de grãos, na área do agro, da produção agrícola, a ser visitada. Então, somos muito gratos a OCB e a OCERGS, por nos trazer essa oportunidade de conhecer pessoas de várias regiões do país e do mundo. E por podermos estar contando a nossa história, contando o nosso legado no desenvolvimento da região, no desenvolvimento do cooperativismo e no desenvolvimento dos agricultores”, avaliou Orildo.

A Coasa foi uma das cinco cooperativas gaúchas - a única do setor agropecuário, selecionadas para integrar esse roteiro de visitas, que seguirá ao longo da semana em outras quatro organizações gaúchas. Paralelamente, comitivas fazem imersão, nesta semana, em cooperativas de Rondônia. A COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará, marcará os 10 anos do Acordo de Paris e reunirá lideranças globais para discutir medidas de mitigação das mudanças climáticas, com foco em temas como a conservação da Amazônia, energias renováveis, financiamento climático e práticas agrícolas sustentáveis.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu